terça-feira, 29 de abril de 2008

Para a posteridade






Cetáceos no Reino

A paciência... A pachorra de Reipositor tem limites... Ainda mais agora que não tenho que dar satisfações a ninguém. Sou um ditador!! Parece porém que muitas das vezes os meus súbditos dão muitos erros nos ditados. Ou dito mal ou são mentecaptos.

Hoje aconteceu mais um episódio que talvez antes pudesse ser tolerado... Mas agora não! Certo momento, no meio da grande azáfama matinal do Reino vislumbrei cinco pessoas do povo mais o meu maior e melhor nobre, leia-se o gerente, a dirigirem-se para o condado da peixaria. Passados cinco minutos ainda lá continuavam. Riam a bom rir... Só faltava dar abracinhos de alegria, pois então.

Em toda a minha fúria, sem perder a altivez que me tem caracterizado, e mais agressivo que assertivo disse alto e a roçar o berro:

- PORVENTURA NASCEU ALGUM GOLFINHO NA PEIXARIA!!!????
Envergonhados e amedrontados baixaram a cabeça, que não lhes pesa muito porque o cérebro deles tem menos massa, e saíram cada um para seu local de trabalho.

Fiquei com o coração aos pulos só me apetecia espancar algum como exemplo. Agora que tinha pretensões em Espanha não podia ceder o mínimo sequer. Este acontecimento deixou-me pensativo. Era preciso ponderar a minha atitude. Um bom ditador não deve espancar a torto e a direito... Necessita de ditar bem e de espancar alguém de vez em quando. Já império, na minha loja mantive um certo estilo de liderança que oscilava entre o Autocrático - Autoritário e o Laissez-faire - Laissez passer. Acabou-se qualquer espaço para iniciativa própria. Eu decido tudo agora.


sábado, 26 de abril de 2008

A terceira lei de Isaac Newton

Isaac Newton principiou: Se um corpo (A) aplicar uma força sobre um corpo (B), receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direcção e sentido oposto à força que (A) aplicou em (B).

E tinha razão... Mas enganou-se num pormenor. Por vezes a reacção é muito mais brutal que a acção. Mas o mais interessante de tudo é que as acções são por vezes sequência de outras reacções, acontece assim que podemos perder a noção de qual é a reacção e a acção e vice-versa.

D. Manuel I, 14º Rei de Portugal, o Venturoso, teve por ambição tornar-se um imperador, um César da Cristandade. Queria ele ser o homem em torno do qual a cristandade girasse. Assim sendo fez-se casar com duas infantas espanholas, na ambição de que um rei espanhol morresse entretanto. Estando ele a construir um império que à altura era o maior do mundo, teria toda a legitimidade para ser ele o grande César do mundo católico. Acontece que ninguém de jeito lá para os outros lados morreu no tal entretanto. Esta acção não ia ficar sem reacção. Newton sabia-o… D. Filipe II de Espanha aquando a morte de um dos gajos mais alienados e patetas que Portugal já mirou apoderou-se do reino dos dementes que tudo serve para simular um cântico de claque. Falamos pois então de El-Gran-Menino D. Sebastião. A história já todos sabemos… Fomos governados por três barbudos meios austríacos meio absurdos.




Volvidos uns séculos, os barbas do outro lado do Guadiana não perdem pela demora. Num “passeio” pela planície Andaluza, que obviamente foi mais uma incursão que outra coisa que pudesse soar menos bélica, minha majestade imperial El-Reipositor deparou-se com o grande reino da Mercadona. Um reino estável inserido na tolice do lado de lá do Guadiana. Estável mas carente de uma liderança forte e musculada como a que imprimi no Pingo Doce. Decidi então reunir esforços. Necessito todo o apoio de toda a nobreza, desde a útil à fútil, da lisonjeante à bajulante. Decido assim caro Bloggy que irei em breve usar um manto de duas insígnias: Pingo Doce e Mercadona. Tal qual Rei Filipe II de Espanha e os tolos seguintes




Como disse antes…. Por vezes a reacção pode ser muito mais brutal que a acção, caro Isaac.

Tudo faz cada vez mais sentido. Não é ambição, é governar quem precisa de ser governado.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

A César o que é de César

..., ..., ...., Não sei como isto sucedeu ...

Por incrível que se assemelhe tudo isto ao irreal, aconteceu mesmo.

Tal como todas as situações semelhantes ao longo da história ... a resposta é brutal. Sir Isaac Newton disse que para cada força aplicada há uma reacção. Neste caso a reacção que despoletei foi de uma implacabilidade extrema.

Já não podia aguentar a desordem e o caos. Há países e aparelhos que não permitem lideranças laissez-faire. Após muita poderação. Tardes passadas embrulhado em lençóis que tresandam a debilidade. Cansaço, frustação... Alia-se a fraqueza física à frustação emocional. Eu não estou bem fisicamente... Estou cansado.

Não consigo e não posso tolerar mais uma situação de desleixo. Após achar eu que se atingiu um limite, a ruptura afigurava-se iminente.

Anteontem... Avistei ao fundo do corredor alimentar uma senhora que pontapeou uma lata de conserva de atum (com tomate e picante), lata essa que já alguém tinha deixado cair no chão... A paciência de um Rei tem limites meu fiel amigo Blogue. Não podia tolerar e admoestei. Cerca de uma hora depois um "fiel" súbdito exaltou-se, e para meu espanto, rebela-se perante minha senhoria, sua alteza o Reipositor. Virou-me costas e praguejou corredor fora... Ladrando que nem um cão vadio que cospe na gamela onde come. Foi um ponto final em tudo isto Blogue. O sistema monárquico-constitucional não podia mais vigorar num aparelho sócio-laboral como o Pingo-Doce. Há momentos em que um líder tem de saber avaliar a sua liderança, o sistema no presente e a sua continuidade.

Ponderei muito, juro-te que sim. Cheguei inclusivé a desidratar um pouquito pelos olhos. Sou apenas um ser humano com qualidades especiais. Ao fim ao cabo... os reis também choram. Nestas situações a capacidade de ser frio e manter a capacidade analítica é complicado ainda para mais os meus conselheiros... já não posso contar com eles...!!!

Decidi enfim, após horas de reflexão, mudar o sistema governativo, uma banal monarquia constitucional para Império. Isso mesmo fiel confessor um IMPÉRIO. Júlio César e Napoleão não hesitaram... Eu não iria falhar onde eles falharam, e a ordem tinha de ser mantida. Hoje anunciei à minha corte que a partir daquele momento eu era o CENTRO da loja. Aceitaram com reticências, sabiam que agora não iria haver misericórdias, tiveram medo. Compreendo. Já o povo acatou a a decisão com um grito quase uníssono:


- "Viva El-Rei Positor, nossa majestade Imperial"

Do alto da minha varanda, de onde tudo agora observo, vi o povo contente, uma turba de felicidade diarréica plena de gáudio.

A loja e eu somos agora apenas um.








terça-feira, 8 de abril de 2008

Sedução

Numa procrastinação típica pelos bytes e bites, voando pelas cabos... Uma mão no rato e outra no cigarro encontrei algo que gostaria que visses Bloggy. Não é que tenha ficado chocado com o que li. Recentemente dei toda a conta que o mundo tá a enlouquecer e os Pingo Doce's são epicentros destes terramotos psicológicos e mesmo sociais.
Lê por ti mesmo (http://internofeminino.blogs.sapo.pt/54134.html), ou mesma... Nunca percebi bem que sexo é o teu blogue. Deves ser hermafrodita ou qualquer coisa parecido. Pila invaginada ou afins. Sem ofensa miguito(a).
Neste blogue calcula tu que a autora escreve o seguinte, e passo a citar:
"Ontem num jantar de amigos, vem à baila uma conversa curiosa sobre os códigos de engate e demonstração de interesse entre sexos. Até aqui nada de novo, não fosse o local escolhido assaz curioso e um tanto sui generis para o desenvolvimento da dita actividade: o supermercado!"
Estranho...? Sim!! Inovador...? Sem dúvida!! Absurdo...? Epá muito pá.... muito pá.
O povo anda louco, como já te apercebeste. Mas neste caso parece-me que bate mais forte neste senhora. Ou é divorciada, daquelas que perdem a noção da realidade e querem ser novamente jovens ou então é algum problema gravíssimo do foro psiquiátrico. Senão lê:
"Um homem sozinho nas compras é um alvo a abater."
Caramba, quando era uma pessoa vulgar nunca tive esta noção de caça num supermercado. Nunca ninguém me disse algo do género "O menino tem um laser na testa". Nem nunca ouvi um tiro de caçadeira. Sei lá, possivelmente serei eu que não sou capaz de seduzir mulheres nas compras. Falho essa característica, no entanto reponho prateleiras como ninguém. A César o que é de César.
Vamos dissecar este texto porque realmente o merece. Leia-se no teu irmão blogue O Interno Feminino a seguinte passagem:
"Se andar com um papelinho escrevinhado com as necessidades para o lar, é sinal que ou é comprometido ou gay." (Pelos vistos desta safei-me... Oh cara súbdita a senhora vive todo os seus minutos num estado horny ao redline, só pode!).
"A zona de refeições congeladas são frequentadas por solteiros/divorciados que vivem sozinhos e andam tristinhos com a vida, à caça de algo que os anime... Parece que ali no meio dos armários frigoríficos anda tudo ao mesmo. À procura de algum calor..." (É mera impressão minha ou isto é doentio? Anda tudo ao mesmo? Relaxe senhora... estava só a escolher uma lasanha).
Quanto ao post estamos conversados... não falo mais disso. Acho que seria loucura andarmos aqui a repetir taradices. Isto, e realço o "isto" porque o que se vai "ler" a seguir não é digno de se considerar frase, senão note-se o seguinte comentário ao post mais tarado de sempre:
"Caro ricardo, o vinho tem a fama de ser o nectar dos deusos." (A letra "O" está bem longe da letra "E" no teclado, não há desculpas).
Em jeito de conclusão, aviso desde já que esta senhora não deverá entrar no meu supermercado. Vou manter alerta vermelho, operando em conjunto com a Protecção Civil e Polícia Judiciária para impedir a entrada de tal pessoa no MEU supermercado e se possível fora do distrito. Talvez seja eu a não acompanhar o mundo moderno cuja rotação nos deixa cada vez mais zonzos... e tontos então...!! Mas enquanto for o Reipositor do MEU Pingo Doce eu não irei permitir que isto aconteça.
Ficarei vigilante.